sábado, 19 de outubro de 2013

SUPLEMENTANDO – A IMPORTÂNCIA DAS PROTEÍNAS

Proteínas
Olha, vou dividir com vocês: quanto mais o tempo passa mais eu penso que a vida é um processo continuo de transformação de proteínas. Transformamos proteínas nas sinapses nervosas para mudar nosso estado de humor, criar memórias e até desacelerar nosso coração. Também usamos proteínas para produzir substancias que aceleram o coração, aumentam a pressão arterial ou controlam o nosso ritmo de diurese. Ainda, usamos proteína a todo instante porque cabelo, pele e unhas não param de crescer (quer dizer, as vezes diminuem seu ritmo e isto se configura numa avitaminose ou em algum tipo de patologia que faz o que? – diminui o ritmo de síntese de proteínas!)
Veja, pensamos que a proteína contida nos suplementos e nos alimentos vai direto para o músculo, não é mesmo? principalmente a daquele suplemento caro que te desfalcou os tostões neste mês, não é mesmo? Deixa eu te dar uma notícia então: de todos os processos biológicos, a hipertrofia muscular miofibrilar (síntese de proteína contrátil muscular estriada esquelética) é o último processo a ganhar seu quinhão… Pois é meu amigo(a). Se você não está com a sua rotina muito bem equilibrada, corre o risco de estar gastando os tubos para fazer cabelo e unha… not that bad se você é preocupado com fâneros em geral tanto quanto a sua musculatura, mas em termos de custo benefício, esta conduta sai cara…
A dica de hoje é basicamente como enriquecer as suas refeições supondo que suplementação alimentar em dietas de precisão não é uma coisa que você seja muito chegado.
Primeira dica: use suplementação barata! utilize coisas boas e de confiança sempre, mas não precisa utilizar uma proteína hidrolisada pra misturar no achocolatado matinal… Em geral recomendamos mix proteicos ou proteínas de baixa velocidade de absorção (tal qual WPC) porque o propósito delas é justamente ser um fator enriquecedor somente. Nesta fase, repito: não nos interessa velocidade de absorção.
Segunda dica: recomendamos então Pro Muscle,  Ultimate 5 Whey Protein, WheyNO2 Micellar, caseínas múltiplas e até a velha e tarimbada albumina para tal.
Albumina Saltos + Whey Micellar
Terceira dica: whey não fica muito bem aquecido: ganha uma consistência borrachenta, portanto utilize os wheys para complementar vitaminas, sucos e batidos em geral em ordem de complementar estes lanches.
Quarta dica: não dispense uma refeição antes do treino e prefira refeições liquidas pós-treino, mesmo que seja com tais proteínas. Mas lembre-se: Não encha a pança! Liberação de somatostatina e o recrutamento mesentérico decorrente a ele não combinam bem com a fase de recuperação e desenvolvimento muscular de alta intensidade no seu pós-treino.
Quinta dica: como proteína é gasta o tempo inteiro, procure não ficar mais do que 4 horas sem ingerir algum tipo de proteína, lembrando que as misturas proteína com gordura (porçãozinha de whey com castanhas) guardam propriedades termogênicas por combinarem alta densidade calórica com fonte abundante de nutriente construtor – mas o estímulo do exercício deve ter sido bom para esta etapa funcionar adequadamente!
Sexta dica: evite refeições carboidrato-exclusivas ou com proporção carbo-proteína muito desfavorável a proteína. O desequilíbrio do seu sistema insulinêmico pode fazer você perder músculos e engordar em vez de ganhar músculos e emagrecer.
Sétima e última: curta o que você está fazendo. Se você não estiver observando e se divertindo no processo é como estar de ponta cabeça olhando para o sol passando merthiolate na unha encravada com um anão borrifando álcool nos seus olhos…
Fonte: Dr. Paulo Cavalcante Muzy (http://www.facebook.com/PauloMuzy)

0 comentários:

Postar um comentário