sexta-feira, 18 de outubro de 2013

DE ONDE VEM ESSA BARRIGA?

Como perder barriga
Pedidos de receitas milagrosas para emagrecer, ou acabar com aquela barriguinha maldita, um pneuzinho a mais, aquele culote que não vai embora, me chegam todos os dias. Apesar de insistir que não existe uma fórmula milagrosa que se aplique a todos nós, hoje eu vou passar uma dica prática, fácil de fazer, barata, e que pode te ajudar muito a resolver o seu problema de umas gordurinhas a mais.
Já vai de longe a época em que os profissionais que lidam com o peso costumavam dizer que só era gordo quem queria, ou que todas as pessoas com mais gordura no corpo eram preguiçosas, desmanzeladas ou até mesmo mentirosas e sem caráter. Hoje em dia se sabe que não é tão simples assim, e que as pessoas têm metabolismos diferentes.
Há quem ganhe peso porque come demais? Sim.
Mas há também quem ganhe peso porque gasta pouco (genético e hábitos sedentários de vida).
E ainda existem os que ganham peso porque comem mal, ou pior, não sabem comer. Esses são a maioria.
A ingestão de calorias varia muito de pessoa para pessoa, pois o que dá a saciedade ao homem não é somente estar com o estômago cheio. A saciedade é um processo complexo que depende de fatores individuais, culturais e hedônicos (ligados ao prazer).
E honestamente o que mais me impressiona é a falta de auto-conhecimento!!! Raros são os pacientes que sabem o que comem, quando comem, quanto comem, e porque comem.
Proponho que você que me acompanha inicie amanhã de manhã um DIÁRIO ALIMENTAR. A ideia pode ser chata, mas eu te garanto, FUNCIONA. E tem mais, se essa gordura a mais te incomoda tanto assim, você não acha que vale o esforço ?
Um estudo feito nos EUA mostrou que quem mantém um diário alimentar não só emagrece mais como também não volta a engordar. Muita gente acaba engordando por pura falta de controle da quantidade e qualidade do que se come. A falta de tempo é uma das principais causas da perda de controle da qualidade e da quantidade do se come, resultando em acúmulo de gordura.
Você vai precisar apenas de um papel e uma caneta. Você pode usar o seu smartfone ou um tablet se preferir. A ideia é, durante 7 dias, você anotar tudo, ABSOLUTAMENTE tudo que comer ou beber ao longo de todo o seu dia. Mas atenção, essa técnica funciona desde que você se comprometa a duas condições: não tente se enganar e anote mesmo tudo o que você ingerir, e por fim, faça isso IMEDIATAMENTE após o ato consumado. Não adianta deixar para anotar ao final do dia, não vai funcionar.
Papel e Caneta
Vamos ampliar o seu diário alimentar com algumas informações extras que vão ser muito úteis. Além de anotar a hora, o que comeu e o tamanho das porções, sugiro que você crie duas colunas a mais. Uma onde você vai atribuir um valor de 0 a 10 conforme o “tamanho da fome” que você estava na hora. E uma última coluna onde você vai anotar um sentimento ou sensação relacionado ao momento da refeição (fome, ansiedade, vontade de comer, desejo, raiva, nervosismo). Anote a primeira coisa que lhe vier a cabeça e que melhor represente o momento.
Este diário alimentar vai ter dar informações suficientes para no final do dia, no final da semana, entender mais exatamente o quanto você come, o que você come, quais as ocasiões e lugares mais afetam suas refeições, os motivos implícitos do seu excesso ou da sua falta de fome, os momentos mais delicados da sua alimentação.
Para incrementar mais ainda o seu diário, que tal se você anotar também todo o exercício físico que você fez no dia, deixando claro o tipo e a duração desses exercícios (ex: 40 minutos de caminhada, 60 minutos de musculação, 30 minutos de esteira…). E por último não deixe de anotar também o número de horas (aproximado) que você dormiu nessa noite.
E não se esqueça de anotar qualquer tipo de suplemento que venha usando, assim como as coisas mais triviais do dia como uma bala, a quantidade de água, a bebidinha alcoólica (se você ainda não a largou), o cafezinho…
Garanto a você que no final da semana você vai se surpreender !!! É muito interessante quando a gente consegue se dar conta que nem tudo sai da maneira como planejamos !!! PLANEJAR É MUITO FÁCIL. Relatar ao médico/nutricionista o que você ACHA que come também. Difícil é encarar que POR EM PRÁTICA são outros quinhentos…
A partir daí você pode analisar muito melhor a sua situação: DE ONDE VEM ESSA MALDITA BARRIGUINHA??? E se você tiver dificuldade em interpretar ou mesmo em solucionar as evidências que você encontrar, procure ajuda de um profissional preparado, levando o seu diário. Meio caminho já estará andado quando ele for te prescrever uma dieta.
Fonte: Dr. Luciano de Castro (http://www.fb.com/drlucianodecastro)

0 comentários:

Postar um comentário