sexta-feira, 18 de outubro de 2013

BANANA É BOM PRA QUEM PRATICA MUSCULAÇÃO?

banana-nanica

A banana é uma fruta de alto consumo entre os atletas de elite. Para os esportistas são indicadas pela sua riqueza em carboidratos (açúcares), vitaminas do grupo B, potássio e magnésio, elementos importantes para um bom desempenho muscular.
Ela pode ser facilmente “transportada” para os treinos, o que a torna prática para o consumo, além de ser bem aceita pela maioria das pessoas.

A composição média por 100gr de banana:
Kcal 90
Carboidratos: 23gr
Proteínas: 1gr
Gorduras totais: 0,4gr
Fibras totais: 2gr
Vitamina B6: 0,36mg
Potássio: 400mg
Sódio: 1,0mg
Cálcio: 6,0mg
Magnésio: 30mg
Fósforo: 20mg
Banana-maçã, nanica, prata, ouro ou da terra… não importa! Todos os tipos apresentam as mesmas propriedades nutricionais. Existe apenas diferença no aroma, no sabor e na textura delas.
Podemos consumir antes ou depois do treino, e a quantidade a ser utilizada depende do tipo de treino e a duração do mesmo.
Durante o exercício físico temos perdas significativas de sódio, cloreto e potássio através do suor. Em média são perdidos 330mg de potássio por litro de suor. Além disso, o potássio auxilia na contração muscular e sua carência está relacionada ao surgimento de câimbras.
Com funções diretamente ligadas ao metabolismo energético, principalmente nas reações que favorecem a quebra do glicogênio, a vitamina B6 presente na banana ajuda a poupar a quebra de proteínas musculares, fundamental para evitar a perda de massa muscular e favorecerendo a sua recuperação para o próximo treino. Esta vitamina ainda potencializa a absorção do zinco – um mineral que participa dos processos de reparação dos tecidos e tem função no sistema imunológico, junto com outros oligo-elementos variados (cobre, manganês, selênio etc.).
As bananas ainda são fontes de triptofano, aminoácido relacionado à melhora da atividade cerebral e melhora no sono, importantes na musculação.
Na hora de comprar a fruta, ela não deve estar 100% madura. Prefira as com casca amarela, um pouco esverdeada, e com manchinhas marrons. Evite as com partes moles ou machucadas. Em casa, deixe-as amadurecer na fruteira ou num lugar fresco e arejado. A banana estará boa para o consumo, com todo o sabor apurado, quando a casca estiver completamente amarela, inclusive as pontas. Depois de amadurecida, pode ser mantida na geladeira entre três e cinco dias.
Dica Importante: Para melhor conservar fora da geladeira, corte com uma faca e separe as bananas de maneira individual umas das outras, desfazendo a penca. Corte no meio do pequeno talo que liga cada banana a estrutura comum da penca, de forma que cada uma delas fique com um pequeno talo de 0,5 a 1 cm. Portanto não arranque as bananas de maneira a deixar parte do seu interior exposto e nem as deixe ligadas a penca. Isso faz com que elas se conservem por muitos dias a mais, sem se estragarem ou ficarem passadas.
As bananas têm uma má reputação devido ao seu elevado teor calórico. Uma maçã média tem apenas 72 calorias, e a banana 100 calorias. Mas quando você compara uma banana com uma maçã, a banana tem quatro vezes mais proteína, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e duas vezes outras vitaminas e minerais.
Conclui-se então que a banana é uma excelente sugestão para lanches e até complemento das refeições. Com uma outra vantagem totalmente peculiar a nós brasileiros: é uma fruta barata e de fácil obtenção.

0 comentários:

Postar um comentário